Datacom
08/12/2021
Vendas de hardware OCP chegarão na marca de 46 bilhões de dólares até 2025

As vendas de servidores OCP – Open Compute Project estão disparando conforme aumenta o número e variedade de organizações que adotam esta tecnologia de alta performance em seus datacenters.

Um estudo da empresa de pesquisas Omdia estima que o mercado de hardware Open Compute Project (OCP) crescerá 34% este ano, de US $ 16,1 bilhões em receita em 2020 para US $ 21,7 bilhões em 2021. O estudo afirma ainda que nos próximos quatro anos, o mercado mais que dobrará, atingindo US $ 46 bilhões em receita até 2025.

Conforme informado no nosso artigo sobre o DM-SV01 (Servidor OCP Datacom), em 2011, o Facebook lançou o Open Compute Project Foundation. Com isso os membros fundadores da iniciativa criaram um movimento do mercado de desenvolvimento de hardware, que trouxe a criatividade e a colaboração dos principais players. OCP aplica conceitos de software de código aberto ao espaço de hardware. Até o momento, mais de 280 empresas se juntaram ao esforço colaborativo para desenvolver designs de hardware de data center abertos, eficientes e escaláveis.

As empresas de computação em nuvem hyperscale são as principais compradoras de hardware OCP, elas representam US $ 15,4 bilhões das vendas de um total de US $ 21,7 bilhões em 2021 (Esses números não incluem as compras de empresas que fazem parte do conselho da OCP Foundation, como Facebook, Microsoft, Google e Rackspace).

Enquanto isso, as vendas de hardware OCP para provedores de serviços de telecom cresceram 76%, atingindo US $ 1,7 bilhão, e deve quase quadruplicar para US $ 6,6 bilhões em 2025.

Entre as empresas, Omdia prevê que as compras do setor de varejo e atacado irão aumentar cinco vezes, de US $ 204 milhões em 2021 para US $ 1 bilhão em 2025. Da mesma forma, as vendas no setor de manufatura quadruplicarão para US $ 1,2 bilhão em quatro anos, enquanto as vendas no setor financeiro a indústria de serviços quase triplicará para US $ 1,3 bilhão em 2025.

 

Falas do especialista

Segundo Vlad Galabov, diretor de pesquisa e co-autor do estudo, nos próximos quatro anos, provedores de nuvem menores, telcos(ISPs) e empresas vão adotar cada vez mais hardware de data center projetado por OCP.

“A OCP fez avanços impressionantes”, disse Galabov ao Data Center Knowledge em uma entrevista. “O que é interessante é que não são apenas as empresas que começaram [OCP] que estão comprando. Nossa expectativa para 2025 é que haverá muitos provedores de serviços de nuvem, provedores de serviços de comunicação e outras empresas comprando. ”

Os quatro principais motivos para implantar o hardware do Open Compute Project incluem o seguinte, segundo o estudo:

  • Maior eficiência e menor consumo de energia;
  • Custos mais baixos;
  • Os benefícios do código aberto; e
  • Uso de tecnologia inovadora que vem sendo adotada por “hiperscaladores”.

“O que isso faz é permitir que a indústria de hardware se comporte mais como a indústria de software” e inove com mais rapidez, disse ele.

“Se você pensar em como o Kubernetes é desenvolvido, quando uma nova versão é lançada, toda a indústria de software aceita. Ou, se houver um problema, eles trabalham juntos. ”

Fonte:https://www.datacenterknowledge.com/hardware/open-compute-project-hardware-sales-hit-46b-2025

TAGS