Datacom
01/08/2019
Solução de transporte E1 sobre redes IP / Ethernet para provedores STFC
transporte de E1 para STFC - telefonia fixa

by Guilherme Salvadori - Engenheiro Pré-Vendas

Pelo fato de possuírem uma rede legada muito grande, as concessionárias de telefonia fixa no Brasil (Oi, Vivo, Claro, Sercomtel e Algar) entregam a maioria das interconexões SS7 através de interfaces E1.

Ao iniciar uma operação de telefonia fixa como operadora STFC, os provedores (ISPs) se deparam com a necessidade de ter que transportar estes E1s do site da concessionária até a sua sede dentro de sua rede IP. Com isso, surgem muitas dúvidas sobre qual a melhor alternativa, visto que muitos ISPs não possuem experiência com redes TDM.

Os switches Ethernet DATACOM das famílias DM2100, DM2300 e DM4000, são capazes de transportar os E1s de maneira totalmente transparente sobre a rede IP, através da tecnologia PWE3:

PWE3 – Pseudowire Emulation End to End: Tecnologia que permite a transmissão de serviços que utilizam Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM – E1) através de redes assíncronas, como as redes de comutação de pacotes (IP).

CESoP – Circuit Emulation Service over Packet (RFC5086): Tipo de tecnologia PWE3 que permite emular serviços sobre as redes de pacotes de forma Framed (estruturada).

SAToP – Structure Agnostic TDM over Packet (RFC4553): Tipo de tecnologia PWE3 que permite emular serviços sobre as redes de forma Unframed (não estruturada).

Os equipamentos da DATACOM não atuam sobre protocolo SS7, ou seja, não realizam nenhuma modificação no protocolo. O mesmo será transportado de forma transparente pelos switches DATACOM até o Gateway SS7 do provedor, não existindo restrição de compatibilidade, desde que os equipamentos SS7 sigam as normas da ITU-T, IEEE e IETF pertinentes a esta aplicação.

Abaixo, apresentamos algumas topologias possíveis para o transporte de E1 sobre IP / Ethernet:

Ponto-a-Ponto com fibra dedicada:

Nesta aplicação, é utilizada uma fibra dedicada para conectar o EDD presente no site da operadora ao EDD na sede do provedor:

 

Ponto-a-Ponto através da nuvem IP / Ethernet:

Nesta aplicação, é utilizada a nuvem IP / Ethernet própria ou de terceiros para conectar o EDD presente no site da operadora ao EDD na sede do provedor:

 

 

Ponto-multi-ponto com EDDs:

Com os EDDs DM2100 e DM2300, é possível concentrar os E1s provenientes dos EDDs remotos utilizando apenas um EDD.

 

 

Ponto-multi-ponto com concentrador de alta densidade de E1s ou com até 4x STM-1:

A família deswitches modulares DM4000 tem 3 modelos de chassi: 1 slot, 4 slots e 8 slots. Possui cartões com 4 (quatro) interfaces STM-1 ou 32E1 cada, permitindo a concentração de grande quantidade de interfaces E1 em único equipamento otimizando a infraestrutura e operação da rede.

 

 

Ponto-a-Ponto ou Ponto-multi-ponto através da rede GPON

Conforme já explanado no artigo Serviços Corporativos em redes de acesso GPON, é possível transportar E1s através dos equipamentos DM2100 ou DM2300conectados a uma ONU GPON. Abaixo um exemplo de topologia:

 

 

O transporte de E1 sobre redes IP / Ethernet, é apenas uma das funcionalidades presentes nos equipamentos mencionados. Os EDDs DM2100 e DM2300 são switches metro ethernet L2 completos, com funcionalidades avançadas como marcação de VLAN, Q-in-Q, OAM, CFM, QoS, xSTP, EAPS, ERPS, entre outras. São utilizados pelas maiores operadoras de telecomunicações do Brasil para entregar links de dados e voz ao cliente final.

Já os switches modulares DM4000 possuem funcionalidades L2 / L3 e MPLS, conta com alta densidade de portas ópticas 1Gb e 10Gb, ideal para agregação e concentração de links ópticos.

Outro grande diferencial da solução DATACOM, é que todos os equipamentos são gerenciados pelo software de gerência DmView e também são compatíveis com outros softwares de gerência do mercado através do protocolo SNMP.

Não podemos confundir o transporte de E1 com Gateway E1 – SIP, os equipamentos da DATACOM mencionados neste artigo, realizam somente o transporte e não a conversão do E1 para o protocolo SIP.

A Datacom conta com uma estrutura completa em sua matriz onde são ofertados treinamentos presenciais. No treinamento de Switches Ethernet Datacom, contempla a configuração da tecnologia PWE3, além disso, você poderá explorar diversos outros temas de forma mais aprofundada.

No treinamento será possível manipular os equipamentos, realizar configurações de diversas topologias e cenários de aplicação em um ambiente de laboratório completo, além de poder contar com a ajuda dos nossos profissionais em uma série de boas práticas que ajudarão muito na operação de sua rede.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube, marque o recebimento de notificações e também compartilhe o link nas suas redes sociais. Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br (+55) 51 3933 3000.

Caso tenha dúvidas sobre estas aplicações, não hesite em contatar a nossa equipe suporte.prevendas@datacom.com.br. Estamos à disposição para lhe auxiliar na escolha do produto mais adequado à sua necessidade.

 

 

 

TAGS