Datacom
20/09/2019
Gerencie sua rede de ONUs em uma única tela

Por Estêvão Rohr – Gerente de Produto DmView

A Datacom possui uma linha GPON completa para provedores de Internet (ISP – Internet Service Provider), com OLTs e ONUs de diferentes densidades e características.

Gerenciar uma rede, com diversas OLTs e ONUs, é uma atividade que demanda tempo considerável de operação. Identificar a situação geral da rede, encontrar uma ONU específica, verificar agilmente os dados de determinada ONU na qual está se fazendo um atendimento, são atividades que podem demorar bastante tempo sem uma solução de gerência centralizada.

O DmView, software de gerência para toda a linha de produtos Datacom, que realiza o gerenciamento através de CLI, NETCONF, SNMP e, em breve, também TR-069, possui uma tela específica para a gerência de ONUs, que exibe todas as ONUs da rede, sejam centenas ou dezenas de milhares. Assim é possível, de forma prática, monitorar as ONUs e encontrar as ONUs desejadas por um conjunto de mais de 40 parâmetros distintos. O DmView realiza ativações de ONUs rapidamente, seja qual for o cenário, em uma operação rápida em um único passo de configuração. As operações de busca ou ativação de determinada ONU podem ter seu tempo reduzido da ordem de minutos para segundos.

O screenshot abaixo mostra parte dos dados apresentados na tela de ONUs.

Nesta tela, estão disponíveis diversos parâmetros das ONUs, como nome, modelo, tráfego, link (up/down), número de série, status, banda configurada, profiles, etc. Cada usuário do sistema pode customizar a tela de acordo com suas necessidades, escolhendo quais colunas serão exibidas, e em que ordem. Essas opções são salvas no browser pelo DmView, fazendo com que na operação diária cada usuário veja a tela da forma que customizou.

A busca de ONUs é muito prática, basta iniciar a digitar o termo desejado, em qualquer uma das colunas (ou no campo “Procurar por todas as colunas”), e as ONUs já começam a ser filtradas. Com isso, digitando poucos caracteres em geral se encontra a ONU entre dezenas de milhares de ONUs. Também é possível usar buscas comparativas: por exemplo, buscar por < -20 no campo de potência ótica, e inclusive utilizar taxas de tráfego (exemplo: buscar por >= 1M no campo de taxa de entrada). Também é muito fácil encontrar ONUs em falha ou descobertas, através de busca no campo Status.

A tela de ONUs permite, além da visualização, busca e monitoração, a configuração das ONUs. É possível realizar a ativação e desativação de serviços para ONUs bridge e router, perfis, reiniciar ou realizar atualização de firmware de ONUs de forma rápida e flexível através do menu de ações acima da tabela, a partir dos quais qualquer cenário pode ser configurado em um único passo.

Inicialmente, os menus disponíveis correspondem a todos os cenários GPON para os quais o DmView possui um template padrão, instalado de fábrica. Clicando numa das ações, um formulário simples e objetivo é apresentado, solicitando ao usuário apenas os parâmetros que devem ser definidos pela operação, inclusive contando com um preview dos comandos CLI que serão enviados.

O screenshot abaixo mostra exemplo dessa configuração para o cenário de ativação de ONU bridge:

As ações disponíveis são baseadas nos templates CLI existentes no sistema, portanto o menu de ações pode ser customizado pelo usuário. Em qualquer template CLI customizado, diferente dos templates padrão de fábrica, basta incluir uma palavra-chave que contenha a palavra GPON. Uma vez configurados dessa forma, esses templates também passam a aparecer no menu da tela de ONUs. Ou seja, o usuário pode definir seu próprio menu personalizado, com qualquer ação sobre as OLTs e ONUs definida em um template CLI, disponível diretamente a partir da tela de ONUs.

O funcionamento da tela de ONUs pode ser testado na versão online de demonstração do DmView (usuário: administrator e senha: administrator).

O DmView possui diversas outras funcionalidades para gerência de redes, incluindo automatização de qualquer cenário através de templates CLI, status, falhas (alarmes e traps), configuração, auditoria, inventário, descoberta, topologia e monitoramento de rede, bem como interface north-bound (APIs REST) para integração com outros sistemas. Caso você tenha interesse em obter mais informações no assunto, a Datacom conta com uma estrutura completa onde são ofertados treinamentos presenciais em sua sede, em Eldorado do Sul (RS).

Nos treinamentos você poderá conhecer detalhes da ferramenta, bem como manipular equipamentos, realizar configurações de diversas topologias e cenários de aplicação em um ambiente de laboratório completo. Além disso, contará com a ajuda dos nossos profissionais recebendo uma série de boas práticas que ajudarão muito na operação de sua rede.

Caso tenha interesse sobre estas aplicações, não hesite em contatar a nossa equipe suporte.prevendas@datacom.com.br. Estamos à disposição para lhe auxiliar na escolha do produto mais adequado à sua necessidade.

Para mais informações e solicitação de proposta, contate nossa equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br (+55) 51 3933 3000.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube para conhecer os lançamentos e novidades para o setor de ISPs, marque o recebimento de notificações e também compartilhe o link nas suas redes sociais.

TAGS