Datacom
BLOG

Conhecimento num único lugar.

BLOG
06/03/2019
ONU GPON DM985 para aplicações residenciais

Aplicação residencial GPON DM985

Por Thiago Luz - Projetista de Desenvolvimento

Preço competitivo, facilidade de configuração e confiabilidade em sua aplicação!

As ONUs (optical network units) da família DM985 chegam para ampliar a linha de produtos GPON da Datacom. Ao lado das ONUs da linha DM984, o DM985 traz um preço mais competitivo mantendo toda a facilidade de configuração e compatibilidade com os OLTs DM4610 DM4615, tudo isso sem abrir mão da confiabilidade e estabilidade para as aplicações residencias mais comuns do dia-a-dia.

Cenários de Aplicação

Um cenário de uso comum utiliza a ONU em modo Router, como um AP (Access Point), dispensando o uso de outro equipamento para o estabelecimento do acesso aos serviços prestados pelo provedor.

Outro cenário de uso emprega a ONU como  uma bridge para os serviços, neste caso é necessário o uso de um AP nas dependências do cliente para o estabelecimento dos serviços L3, sejam eles DHCP, PPPoe ou IP estático.

Existe uma crescente demanda pela utilização de APs Mikrotik junto às soluções GPON quando as ONUs operam em modo bridge, esses equipamentos são completamente compatíveis com as soluções GPON da Datacom e operam em conjunto de maneira simples e direta. (Lembrando que qualquer AP utilizado pelos clientes está apto a trabalhar em conjunto com as soluções GPON da Datacom)

 

 

Configuração

Todas as configurações realizadas pelo OLT para as ONUs de outras famílias continuam válidas para a linha DM985, inclusive com a utilização da gerência gráfica pelo DmView, tornando toda a tarefa de administração da rede GPON mais simples e direta!

                As configurações da ONU em modo bridge podem ser integralmente realizadas pelo OLT, o que facilita a operação sem a necessidade de acesso às ONUs de maneira individual. As configuraçõs do modo Router podem ser realizadas pela interface WEB em poucas telas de forma simples e amigável, não sendo necessário o deslocamento de um técnico até as depêndencias dos clientes, uma vez que a ONU já prevê acesso remoto à interface de gerência WEB através do OLT pela rede de gerência da própria operadora!

 

 

 

Operação

Com a nova linha de ONUs GPON DM985, as premissas já existentes para as soluções GPON Datacom permanecem válidas:

 

- Substituição de ONUs defeituosos de forma simples e direta com apenas um comando pelo OLT;

- Ativação de novos clientes baseada em perfis de configuração pelo OLT, o que agiliza e simplifica os novos provisionamentos;

- Possibilidade de alteração de planos de dados em massa! Facilitando a implementação de mudanças nos serviços prestados pela operadora/Provedor.

 

Não deixe de conferir o guia de aplicação dedicado a este assunto (Clicando Aqui), o qual apresenta os detalhes técnicos para a configuração completa das aplicações aqui apresentadas, tando das ONUs como dos OLTs e também dos APs Mikrotik!

A Datacom conta com uma estrutura completa em sua matriz onde são ofertados treinamentos presenciais. Com o treinamento de tecnologia GPON da Datacom, você poderá explorar diversos temas de forma mais aprofundada.

No treinamento será possível manipular os equipamentos, realizar configurações de diversas topologias e cenários de aplicação em um ambiente de laboratório completo, além de poder contar com a ajuda dos nossos profissionais em uma série de boas práticas que ajudarão muito na operação de sua rede.

Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom:

comercial@datacom.com.br

(+55) 51 3933 3000

 

Todos os nomes de produtos e empresas de terceiros são marca comercial ou marca registrada de seus respectivos proprietários, não sendo caracterizado nenhum tipo de afiliação ou endosso por eles se mencionados neste documento.